A guerra entre Rússia e Ucrânia foi o assunto mais comentado nas últimas semanas e a atividade pecuária é uma das áreas que é mais afetada por conta desse conflito. Esse setor que já vinha sofrendo pela falta de chuvas, terá que lidar com aumentos no preço de insumos importados.
A Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes do mundo, cujos o Brasil depende para produzir seus insumos, por ocasião desse conflito, é possível que ocorra crises desses fertilizantes, esses também já passavam por um momento nada agradável devido ao aumento do preço e da escassez no mercado.
Já a Ucrânia lidera na produção de milho, cujo é muito usado como ração, caso essa nação for retirada do mercado, aumentaria o valor do grão, fazendo com que todos os outros grãos subam as cotações também.
Esse conflito também aumenta o custo para produzir proteínas, ou seja, carne. O Brasil, grande exportador desse alimento, pode ver que é evidente que ocorra uma redução na exportação para alguns países da Europa e da Ásia, isso ocorre por conta de bloqueios de portos e também pela redução da demanda.
Essa guerra mexerá com a economia do mundo todo, para a área pecuarista não será diferente, porque além dos impasses já ditos, pode ocorrer um aumento nos custos de logística e manutenção de transportes e também nos custos de energia.
Por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, não podemos ter certeza do que acontecerá futuramente, mas precisamos sim nos preparar para esses possíveis aumentos em grãos e fertilizantes.
fonte: Canal Rural